Videos
Transmídia storytelling, zumbis e Hyundai.
Podemos definir “transmídia storytelling” como a ação de contar uma história por meio de diferentes mídias, tendo consciência de que cada uma exige uma narrativa específica e atinge públicos diferentes.
The Walking Dead é um grande e atual exemplo de transmídia storytelling. Uma série de quadrinhos sobre uma infestação de zumbis (e como isso afeta o comportamento dos humanos), que recentemente publicou a edição de número 100 nos EUA e tornou-se a HQ mais vendida nos últimos 15 anos. Um fato extremamente positivo em um mercado que vem diminuindo bastante nos últimos anos. O Compendium One (coletânea de 1.000 páginas com as primeiras 48 edições da HQ) é um dos “livros” mais vendidos no site Amazon.
A série ganhou sua versão para TV em 2010 e vem quebrando recordes de audiência. O último episódio da segunda temporada alcançou a maior audiência de uma série de TV fechada nos EUA. A série tem presença também em livros (A Ascenção do Governador) e nos games.
Recentemente a Hyundai realizou uma inusitada ação aproveitando a marca de sucesso de The Walking Dead. Apresentou na Comic-Con a “Zombie Survival Machine”, a versão do Elantra especialmente projetada para sobreviver ao apocalipse zumbi.
Para ampliar o poder da ação, a Hyundai montou um stand na Comic-Con, com algumas ações de ativação para os frequentadores do evento, anúncio na edição 100 da HQ e um site bem bacana.
No contexto de hipersaturação de informações, as marcas buscam estratégias de marketing cada vez mais inusitadas para continuar sendo relevantes na mente do novo consumidor.
[nggallery id=2]
Ah, o projeto do carro foi feito pelo próprio Robert Kirkman, autor da série.
